domingo, 16 de maio de 2010

NOVO NASCIMENTO


Àquele que aceita Jesus nasce de novo, por isso há mudança de vida, se não houver mudança é porque essa pessoa não teve um encontro real com o Senhor. 
Creio que aqui você encontrá respostas as suas perguntas e tenho certeza que o Espírito Santo falara em seu coração de uma forma especial. Deus te abençoe.

João 3:3 “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” 

Em João 3:3 Jesus trata de uma das doutrinas fundamentais da fé cristã: a regeneração (Tito 3:5) “E, não por causa de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de sua misericórdia, ele nos salvou mediante o batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo,” ou o nascimento espiritual. Sem o novo nascimento, ninguém poderá ver o reino de Deus.

A seguir apresentamos importantes fatos a respeito do novo nascimento.

1 – A regeneração é a nova criação e transformação da pessoa (Rm 12,2; “2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual {seja} a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Ef. 4:23,24 “23 E vos renoveis no espírito do vosso sentido; 24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.”), efetuadas por Deus e o Espírito Santo, devido a essa regeneração é nos dada pelo próprio Deus à vida eterna. Transformados já não nos conformamos com este mundo (Rm 12:2) 

2 – A regeneração é necessária porque é a parte de Cristo em nós, pois todo ser humano, pela nossa natureza pecaminosa, somos incapazes de obedecer a Deus e de agradar-lhe. “Eu reconheço a minha iniquidade, diante de mim está sempre o meu pecado.” Salmos 51:3
3 – A regeneração envolve a mudança da velha vida de pecado em uma nova vida de obediência a Jesus Cristo. Aquele que realmente nasceu de novo está livre da escravidão do pecado, e passa a ter desejo e disposição espiritual de obedecer a Deus e de seguir a orientação do Espírito Santo. (2º Cor. 5:17 “17 Assim que, se alguém {está} em Cristo, nova criatura {Gr. criação} {é:} as {coisas} velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”; Cl 3:10 “10 e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;” A pessoa que nasceu de novo está completamente liberta da escravidão do pecado. Veja o que nos diz Paulo em sua Carta aos Romanos 6:14-23 “14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. 15 Pois quê? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum! 16 Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? 17 Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues. 18 E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. 19 Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros {para} servirem à imundícia e à maldade para a maldade, assim apresentai agora os vossos membros {para} servirem à justiça para a santificação. 20 Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. 21 E que fruto tínheis, então, das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. 22 Mas, agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. 23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.” Já não viveremos sobre o domínio da carne, mas sobre o domínio do Espírito Santo.

4 – Quem é nascido de Deus não pode fazer do pecado uma pratica habitual. 1º João 3:9 “Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.” Esses versículos diz claramente que nascer de novo e ter o fruto de Deus dentro de nós, por isso o pecado nos faz mal, e nos esforçamos ao extremo para não pecar, pois o pecado corroei a nossa alma. Que o Senhor nos ajude a nos livrar do pecado. Você pode estar se perguntando, mas como não pecar? Vou te explicar uma coisa; há pecado espontânea e o pecado premeditado. A) Pecado espontâneo e aquele que você comete na hora da ira são cometidos sem pensar. B) O premeditado e aquele premeditado, planejado. Ex: Um adultério, uma fofoca, esses são alguns pecados que são planejados, são pecados que podem ser evitados, porque com certeza o Espírito Santo fala em seu coração que se você cometer tal  fato estará pecador, então você tem tempo de se arrepender antes de cometer o pecado. 

5 – Assim como uma pessoa nasce do Espírito Santo ao receber a vida de Cristo, também pode perder essa vida ao enveredar pelo mal e viver em iniquidade. A Palavra de Deus afirma "se viverdes segundo a carne morrereis" Rom. 8:13 Ver também Gálatas 5: 19-21.

6 – O novo nascimento não pode ser comparado ao nascimento físico, pois o nosso relacionamento com Deus é através do espírito e não da carne. O relacionamento do pai biológico com o filho jamais poderá ser desfeita, já o relacionamento que Deus quer manter conosco é voluntário e dissolúvel isso só depende das nossas atitudes para com Ele. Romanos 8:13

Conclusão

Nosso relacionamento com Deus é condicionado pela nossa fé em Cristo Jesus durante nossa vida aqui na terra. A fé é demonstrada através de uma vida de obediência e amor sincero ao nosso Senhor Jesus. “E, sendo ele consumado, {ou aperfeiçoado} veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,” Hebreus 5:9 “se sofrermos, também com {ele} reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;” 2º Tm 2:12
Que Deus nos ajude permanecermos fiel até que seu Filho Jesus Cristo venha nos buscar, pois essa é a nossa esperança a VIDA ETERNA. TE AMO SENHOR.