sábado, 22 de abril de 2017

Turquia está preparando o caminho para o Anticristo, defende teólogo

Pastor Joel Richardson acredita que o Anticristo será islâmico

por Jarbas Aragão

Turquia está preparando o caminho para o Anticristo

Enquanto o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, continua a consolidar seu poder, tentando fazer com que sua nação restaure o antigo Império Otomano, especialistas em profecia apontam que isso pode ser uma preparação para a chegada do Anticristo.
“Eu tenho dito isso há 12 anos”, lembra o pastor Joel Richardson, “a Turquia irá se tornar uma nação islâmica radical”. Ele é autor dos best-sellers “O Anticristo Islâmico” e “A Besta que vem do Oriente Médio” e especialista em escatologia.
Richardson acredita as tensões entre as potências islâmicas sunitas da Turquia e da Arábia Saudita moldarão o Oriente Médio nos próximos anos. O fato de Erdogan ter feito ameaças à União Europeia e falado em guerra só alimenta a preocupação dos estudiosos sobre uma unificação do mundo islâmico ao redor de uma figura como o presidente turco, que seria um califa.
O especialista em geopolítica Steven Cook disse recentemente que a vitória eleitoral de Erdogan significa “o fim” da Turquia como a conhecemos e o ressurgimento do Império Otomano, que dominou grande parte do Oriente Médio – incluindo Israel – por 500 anos.
Richardson, que acompanha de perto a política do Oriente Médio pois seu ministério tem se dedicado a difundir o Evangelho na região, argumenta que a Turquia acabará liderando a coalizão de nações islâmicas contra Israel, profetizada por Ezequiel.
“Acredito que a Turquia vai liderar a coalizão do Anticristo”, disse ele, apontando para a batalha de Gogue e Magogue. Mas, antes, a Turquia precisará conquistar o apoio do Irã, antiga Pérsia, ou simplesmente anexá-la como parte deste emergente império neo-otomano turco”, afirmou o teólogo.

A religião do Anticristo

Em seu livro mais recente “Mistério: Babilônia”, Richardson lembrou que ela é “uma entidade religiosa e uma entidade econômica, que exerce uma influência corruptora”. O pastor não tem dúvidas que se trata do islamismo.
Afinal, “Meca é a maior cidade de idolatria já conhecida, pois cerca de 1,26 bilhão de pessoas curva-se cinco vezes por dia em sua direção. Em seu centro está um ídolo, conhecido como Kaaba, que está encharcada de paganismo”, sublinha.
“Quando você olha para a Al-Qaeda, para o Estado Islâmico, Boko Haram, Abu Sayyaf, Al-Shabaab, qualquer um desses grupos radicais, o Talibã… eles encontram sua gênese ideológica na Arábia Saudita”, insiste Richardson.
“Eles encontram seu financiamento da Arábia Saudita, que é a fonte [do Islamismo], é o ventre desse derramamento de sangue que estamos vendo em toda a Terra. Cristãos desaparecendo do Oriente Médio, sendo atacados na Europa. De onde vem isso?”.
Em sua análise, o último império mundial será a união dos países islâmicos. “O Islã não é simplesmente outra falsa religião, mas a maior de todas as falsas religiões. É o maior numericamente e em força. Na história humana, nunca houve uma falsa religião tão grande quanto o Islã. De muitas maneiras é o cenário perfeito Anticristo, que trará uma falsa religião perfeita”, encerra.

Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Objetivo de Satanás é convencer as pessoas que ele não existe, diz Billy Graham

Evangelista deseja advertir cristãos para não ignorar “artimanhas” do inimigo


Objetivo de Satanás é convencer que ele não existe, diz Graham
O evangelista Billy Graham usou sua coluna semanal para lembrar a todos – os cristãos em especial – que uma das artimanhas mais bem-sucedidas do diabo é convencer as pessoas de que ele não existe. Contudo, alerta o pregador de 98 anos, é importante entendermos que o inimigo trabalha tanto hoje quanto fazia no passado.
Um leitor escreveu para o site da Associação Evangelística Billy Graham, perguntando por que parece que as igrejas não falam mais sobre Satanás. A resposta do evangelista é que a Palavra de Deus é imutável e citou 1 Pedro 5: 8, que diz: “Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar”.
“Embora jamais devêssemos fazer do diabo o foco de nossa atenção (pois só Cristo é digno dessa honra), precisamos estar atentos a seus planos e protegidos contra seus ataques”, assegurou. “O principal objetivo de Satanás é impedir os planos de Deus de todas as maneiras possíveis”.
Às vezes, Graham assevera, os ataques satânicos são muito abertos e óbvios, mas muitas vezes ele opera de maneiras ocultas e sutis, procurando enganar as pessoas e afastá-las de Cristo.
Referindo-se aos ensinamentos de Jesus, sublinhou que “Quando o Diabo mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira (João 8:44)”.
Para o evangelista que mesmo afastado dos púlpitos continua seu ministério pela internet,   “Se você achar que o Diabo não existe, logo baixará a guarda e deixará de se precaver contra seus ataques”, lembrou aos seus leitores. Se fizer isso, será mais fácil cair em suas armadilhas, garante.
A preocupação de Graham é que pesquisas recentes mostram que no século 21, mesmo os cristãos parecem ignorar o que a Bíblia ensina sobre as realidades espirituais. No ano passado, o Instituto Gallup apontou que apenas 61% dos americanos acreditam que Satanás é real.

Realidade brasileira

No Brasil, a última pesquisa nacional sobre esse tema foi realizada pelo Datafolha 10 anos atrás. Segundo o Instituto, quando indagados sobre a existência do Diabo, 75% disseram acreditar “totalmente”, 9% “têm dúvidas” e 15% “não acreditam”.
Questionado sobre o que ocorre após a morte, 60% disseram acreditar “totalmente”, sendo que 64% creem que algumas pessoas vão para o céu ou para o inferno (58%). Com informações de Gospel Herald

Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Pastor alerta pais sobre filhos envolvidos com bruxaria: "Proteja sua família"

O líder da Convenção Batista do Sul nos EUA disse que os pais precisam estar atentos aos sinais dos filhos, para que eles não se percam no mundo do ocultismo.

A Wicca continua a ser eficaz no fato de ter novos membros. (Foto: Reprodução).
A Wicca continua a ser eficaz no fato de ter novos membros. (Foto: Reprodução).
Ashley Mortimer é uma das bruxas mais conhecidas de sua comunidade. Ela disse que seus pais, que são cristãos, não se importaram tanto quando contou para eles sobre sua nova religião, porque consideram a prática de Wicca aceitável. “Pelo menos você tem uma fé”, disse sua mãe na época.

Hoje Ashley é diretora do Centro de Estudos Pagãos, conselheira da Fundação Doreen Valiente e membro proeminente da comunidade pagã local e nacional, incluindo a Nottingham Pagan Network, Pagan Pride e Nottingham Empyrean, além de ser representante da federação pagã, de acordo com seu site.

Mas ela foi criada com pais que sempre fizeram parte da igreja evangélica, na Inglaterra. "Eu sabia que não seria popular, os adolescentes têm uma preocupação com essas coisas", disse ela ao The Independent. "E eu me lembro de ter ouvido de meus pais: 'Nós não queremos ritos pagãos nesta casa!'"

Depois que a irmã de Ashley se revelou ateia, seus pais readaptaram a visão sobre as novas práticas em casa. "Acho que minha mãe ganhou alguma perspectiva quando minha irmã se declarou ateia. Minha mãe havia me dito: ‘Pelo menos você tem fé, mesmo que seja um pouco equivocada’. Ela é muito pragmática em relação à fé”, ressaltou.

Um perigo próximo demais

Sites como o “ThoughtCo” encorajam os pais a não se preocuparem se uma criança começa a experimentar rituais pagãos ou a brincar com bruxarias. “Primeiramente, compreenda que alguns adolescentes vêm ao paganismo porque soa como uma maneira de divertimento, de rebelar-se contra os pais”, diz o site.

Afinal, o que poderia ser mais irritante para os pais do que fazer com que a pequena Susie (boneca) apareça na casa da avó usando um pentagrama gigante e anunciando: “Eu sou uma bruxa, e eu faço feitiços”. Para as crianças que caminham para o paganismo como forma de rebelião, as chances de crescer longe do cristianismo são grandes.

Ex-bruxa

Beth Eckert, que praticou feitiçaria antes de se converter a Jesus, diz que enquanto era membro do Wicca e tinha atitudes pagãs, isso a oferecia uma falsa sensação de segurança. "Quando você pratica a Wicca e o paganismo, você está concentrando sua energia no poder do eu, dando a si mesmo o senso de que você controla as circunstâncias da vida e as pessoas ao seu redor”, comentou.

“Quando isso não funciona, você começa a procurar um poder maior, que é realmente o poder das forças espirituais ocultas", disse a ex-bruxa. "Uma vez que você aproveita o poder das forças espirituais ocultas, você está alinhando sua alma com elas e dando-lhes acesso completo ao seu ser, para fazer o que quiserem”, alertou.

“Wicca e paganismo é a prática de busca de poder e significado na vida para aqueles que estão perdidos e machucados, e é a maneira que o diabo tem de enganar essas pessoas”, ressaltou.

Alerta aos Pais

O pastor William G. Wells, da Convenção Batista do Sul diz que os pais devem ter uma responsabilidade tripla. Por que os adolescentes são atraídos pela Wicca? O pastor acredita que é o “apelo de ter ‘informações privilegiadas’ sobre como o mundo funciona nos bastidores, e obter poder que os outros não têm. Alguns adolescentes se sentem impotentes e sozinhos e procuram ganhar algum tipo de vantagem sobre seus pais”.

Para outros, Wicca é simplesmente uma moda, um segredo divertido compartilhado com amigos próximos. Independentemente da motivação, a Wicca continua a ser eficaz no fato de ter novos membros.

“Você precisa proteger sua família e não deixar que seus filhos se encontrem solitários, pois eles podem ser atraídos para o ocultismo. A Wicca se tornou o refúgio ideal para solitários, usuários de drogas e aqueles que lutam com a homossexualidade ou depressão. Então, se você acredita que seu filho está se envolvendo em bruxaria ou saindo com pessoas assim, procure a ajuda do pastor ou conselheiro da sua igreja”, disse o pastor.

“Os pais cristãos têm um dever triplo no que diz respeito à feitiçaria: compreender a natureza da ameaça, proteger suas famílias da influência da bruxaria e, o mais importante, chegar aos adolescentes para evitar a perda de toda uma geração”, finalizou.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Família perdoa assassino que matou idoso ao vivo no Facebook: “Ele é amado por Deus”

O idoso foi escolhido ao acaso por um criminoso que transmitiu o assassinato ao vivo pelo Facebook. Em entrevista ao vivo, sua família declarou o perdão e o amor de Deus.

Em entrevista ao vivo, a família declarou o perdão e amor de Deus. (Foto: Reprodução/CNN)
Em entrevista ao vivo, a família declarou o perdão e amor de Deus. (Foto: Reprodução/CNN)
Um idoso que voltava de um almoço de Páscoa na tarde de domingo (16) em Cleveland, no estado norte-americano de Ohio, foi escolhido ao acaso por um criminoso que transmitiu o assassinato ao vivo pelo Facebook.

Robert Godwin, de 74 anos, foi friamente assassinado por Steve Stephens, de 37 anos. Mesmo com o crime brutal, os filhos da vítima declararam em entrevista ao vivo na CNN o perdão e amor de Deus pelo assassino.

“Eu, sinceramente, posso dizer que não tenho nenhum sentimento de ódio em meu coração contra este homem, porque eu sei que ele é um indivíduo doente”, disse Debbie Godwin na noite de segunda-feira.

“Eu juro que eu não poderia fazer isso se eu não conhecesse a Deus”, Debbie acrescentou. “Se eu não o tivesse como meu Deus e meu Salvador, eu não poderia perdoar esse homem”.

Sua irmã, Tonya Godwin-Baines, concordou sobre a necessidade de perdão. “O que eu mais quero guardar do meu pai é o que ele nos ensinou sobre Deus... Como a temer a Deus, como amar a Deus e como perdoar. Cada um de nós perdoamos o assassino”.

Com a voz embargada, Godwin-Baines disse que tem se fortalecido por causa de sua fé e reconhece o sofrimento de outras pessoas que estão envolvidas no caso. “Perdemos o nosso pai, mas uma mãe perdeu seu filho, seus filhos perderam um pai”, disse ela.


O assassino Steve Stephens, de 37 anos (à esquerda) e a vítima Robert Godwin, de 74 anos. (Foto: Reprodução)
As filhas falaram com orgulho do exemplo de fé e perdão dado por seu pai, que deixou dez filhos e 14 netos. “É exatamente o que nossos pais nos ensinaram. Eles não apenas falavam, eles viviam”, Godwin-Baines acrescentou.

No dia seguinte da entrevista à CNN, o criminoso foi encontrado morto na cidade de Erie após uma rápida perseguição policial na manhã desta terça-feira, informou a polícia do estado da Pensilvânia.

“Steve Stephens foi visto nesta manhã por integrantes da Polícia Estatal da Pensilvânia no condado de Erie. Após uma breve perseguição, Stephens se suicidou com um tiro”, informou a corporação pelo Twitter.

Quando questionada sobre qual mensagem deixaria para o assassino de seu pai, Debbie expressou compaixão: “Eu só quero que ele saiba que, mesmo em seu pior estado, ele é amado por Deus. Deus o ama, mesmo com todas as coisas ruins que ele fez com o meu pai”.

FONTE: GUIAME, COM INFORMAÇÕES DE CNN


terça-feira, 18 de abril de 2017

Fundo do governo de Israel poderá financiar Terceiro Templo

Criação da Fundação da Herança do Monte do Templo é importante passo político

por Jarbas Aragão
Fundo do governo de Israel poderá financiar Terceiro Templo

O terceiro templo pode ter ficado um pouco mais perto de ser construído, após a Fundação da Herança do Monte do Templo ter recebido 550.000 dólares como orçamento para “restauração”.

A iniciativa da ministra da Cultura de Israel, Miri Regev e do ministro para Jerusalém, Ze’ev Elkin, propuseram que essa nova fundação fosse criada para promover a ligação judaica com o Monte do Templo. Ela será responsável pela “pesquisa, informação e defesa” da herança histórica e religiosa dos judeus com o local sagrado, onde foram construídos o templo de Salomão e o Segundo Templo.

A nova fundação operará junto com o Fundo de Patrimônio do Muro Ocidental, que já é financiado pelo governo e administra o Muro Oriental, ou Muro das Lamentações. A estrutura era o muro de contenção para a base onde o Templo restaurado por Herodes esteve até o ano 70.

Apesar dos protestos de deputados que temem a ira dos muçulmanos que controlam o Monte do Templo desde 1967, muito comemoraram a decisão.

O deputado Yehudah Glick, que é rabino e tem ligações com o Instituto do Templo, afirmou: “Depois de muitos e longos meses, alegro-me que nossos esforços tenham finalmente produzido frutos. Este é um bom momento e graças a Deus finalmente chegamos lá, apesar do atraso de 50 anos o governo israelense reconheceu que o Monte do Templo é um sítio nacional, é nosso.”

Enfatizou também: “Precisamos declarar claramente: O Monte do Templo é o fundamento da história do povo judeu e do retorno à terra desde o início do sionismo”.

Embora a nova Fundação não tenha anunciado planos de construções, acredita-se que esse é um importante passo político, que poderá facilitar uma futura edificação.

A controvertida resolução da UNESCO de outubro de 2016 estabeleceu que será usado apenas nomes muçulmanos para se referir aos locais sagrados da Cidade Velha de Jerusalém e criticou severamente Israel por seus “abusos provocadores que violam a santidade e a integridade” da área.

Desde então os políticos judeus vinham pedindo um posicionamento mais enfático do primeiro-ministro Netanyahu sobre o assunto. O texto da proposta de criação da Fundação, declarava que o governo de Israel “deve ser responsável por impedir a distorção da verdade histórica”.
Profecia cumprida

Em junho deste ano será comemorado o aniversário de 50 anos da reunificação de Jerusalém. As forças israelenses conseguiram recuperar a totalidade da sua capital das mãos da Jordânia em 1967.

Contudo, como parte das negociações, o general Moshe Dayan decidiu deixar a administração do Monte do Templo com os muçulmanos, que consideram o local santo por abrigar duas importantes mesquitas: al-Aqsa e o Domo da Rocha.

Para os estudantes da profecia, embora seja incompreensível como as autoridades judaicas tivessem concordado, isso será resolvido quando o tempo tiver chegado. Afinal, segundo as profecias de Daniel, o falso Messias – Anticristo – terá de fazer um acordo “com muitos” para trazer paz a Israel.

Acredita-se que isso envolverá a questão da soberania do Monte do Templo em Ezequiel, o profeta descreve uma visão em que Deus revela os detalhes de um templo restaurado.

Ainda que esteja localizado no centro do centro de Jerusalém, os muçulmanos não o reconhecem como território israelense e impedem que seja feito no local a realização de orações por parte de judeus e de cristãos.

Paralelo a isso, existe um anseio crescente da parte de muitos judeus para que eles retomem não só as orações, mas também os sacrifícios. Por isso o interesse do governo em voltar a investir no local e promover sua importância religiosa causou tanto impacto. Com informações WND

Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Cientistas querem clonar Jesus a partir de ossos de João Batista

History Channel exibirá documentário sobre possível sequenciamento genético do Salvador

por Jarbas Aragão
Cientistas querem clonar Jesus a partir de ossos de João Batista

A ideia de fazer um clone de Jesus Cristo já foi proposta alguma vezes desde que procedimentos de clonagem foram bem-sucedidos. Alguns sugeriram tentar fazê-lo a partir do DNA encontrado no Santo Sudário, algo rejeitado pela Igreja Católica, guardiã do material. A proposta mais recente vem de George Busby, da Universidade de Oxford, Inglaterra.

Ele publicou recentemente um artigo na revista acadêmica “The Conversation” onde mostra que os cientistas estão muito próximos de encontrar amostras de DNA de Jesus Cristo.

Com isso, seria possível clonar seu material genético. A fonte usada para comparação seria a descoberta de uma ossada que pertenceria a João Batista, primo de Jesus.

Os arqueólogos búlgaros Kazimir Popkonstantinov e Rossina Kostova dizem ter achado parte do esqueleto durante uma escavação em uma antiga igreja em Sveti Ivan, uma ilha no Mar Negro.

O professor Busby argumenta no artigo: “Eu fiquei interessado nas análises de DNA que podem nos dizer muito sobre esses ossos. Quando Kasimir abriu mais tarde o relicário, ele encontrou cinco fragmentos de ossos. O epitáfio encontrado na caixa menor era provavelmente usado para carregar os ossos de quando ele estava viajando e são as pistas chave da evidência que leva ele a acreditar que os ossos podem ser de São João Batista”.

De fato, lembra, avanços científicos têm permitido que cientistas tenham acesso a sequência de DNA de centenas de pessoas que viveram há muitos séculos. Para eles, isso está se tornando primordial para a compreensão da história humana.

A questão central é comprovar se os fragmentos de ossos encontrados realmente pertenceram a João Batista. Busby insiste que os estudiosos permanecem otimistas. “Esse achado é extremamente importante, parte porque João Batista era tanto discípulo de Jesus quanto seu primo, significando que eles podem compartilhar DNA”, completou.

O History Channel mostrará toda o projeto ambicioso da equipe de Busby no documentário “Jesus Strand”, que estreia em 16 de abril.

Nele, é possível ver que sua proposta de sequenciamento genético é apoiada por outros cientistas. O professor conversou com os responsáveis por extrair várias amostras de DNA diferentes do Sudário de Turim.

Também contatou a equipe está trabalhando na análise de DNA do Ossuário de Tiago, outra descoberta controversa de um ossuário de pedra do primeiro século que poderia conter os restos mortais de Tiago, irmão de Jesus.

Apesar do imponderável, Busby racionaliza: “Vamos supor que a contaminação poderia ser completamente descartada e que uma análise demonstrasse que o DNA do Sudário tem uma correspondência familiar com o DNA do Ossuário de Tiago e que ambos estão relacionados com os ossos achados pelos búlgaros. Não teríamos então o DNA de Jesus e de sua família?”. Com informações Metro

Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br

domingo, 16 de abril de 2017

Você não é a Igreja!

Essa teoria de que você sozinho é a Igreja de Cristo não tem fundamento algum.

por Victor Santos

Você não é a Igreja!

Antes que você se assuste com o título do texto, preciso que você compreenda os dois conceitos fundamentais que trabalharei neste artigo, a reflexão se baseará na comprovação destas duas sentenças:

a) Você sozinho não é uma Igreja.

b) A Igreja não é uma instituição.

Claro que essas afirmações (ou negações) precisam ser elaboradas, é isso que faremos a seguir. Percebo a necessidade de comentar a respeito disso, pois em nossos dias o orgulho está latente nas relações humanas, sendo que um grupo de pessoas se decepciona com a instituição religiosa (Igreja) e diz servir Cristo num caminho solitário, achando que desta forma esta servindo a Deus de verdade e com autenticidade; já outro grupo pensa que por pertencer a um grupo religioso, se reunir em um salão e falar a respeito do transcendente, possuem a verdade e são superiores a outros seres humanos. Ambos estão errados! Precisamos saber o que é a Igreja por essência.

Primeiramente, essa teoria de que você sozinho é a Igreja de Cristo não tem fundamento algum. Isso começou a ser pregado como uma resposta aos tantos equívocos que se deram nas igrejas evangélicas, como se dissessem: “ei, não importa se o pastor errou, se o líder falhou, se o dinheiro não foi utilizado pra coisa certa, você é a Igreja de Cristo, continue firme e faça sua parte, você é a Igreja!”.

Mas, como todo conceito mal fundamentado, a inverdade não ficou só por aí, daqui a pouco começaram a falar: “ei, você é a Igreja, Deus conhece você e você pode se relacionar com ele, não é preciso estar num templo para estar com Deus, no templo está cheio de religiosos, fanáticos, mentirosos, falsos, julgadores, você pode continuar sua intimidade com Deus fora dali, porque você é a Igreja“.

Nessa lógica, é claro que o número de desigrejados irá crescer, e é claro que o número de pessoas que se dizem “evangélicas” e aparecem de vez em quando numa igreja irá representar boa parte dos cristãos evangélicos no Brasil hoje. Mas, aonde é que está escrito na Bíblia que você sozinho é a Igreja? Não, por favor, sem alegorias, sem utilizar versículos fora do contexto tentando explicar que a salvação é individual e etc., aonde isso é claro na Escritura? Por acaso, quando nós lemos o Novo Testamento, a ideia de Igreja está associada a um individualismo? A um relacionamento solitário de um ser humano com Deus? De modo algum. Você pode encontrar no novo testamento pessoas se relacionando com Deus de forma individual, mas isso significa literalmente “falar com o Papai do céu quando quiser e onde estiver”, não ser Igreja! Você sozinho não pode ser “a Igreja”!

Quando o apóstolo Pedro prega, após o batismo em pentecostes, as pessoas se convertem e os que creem passam a viver em comunidade, essa é a essência da Igreja. Atos 2.42-44 “Eles se dedicavam ao ensino e a comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.”

Neste texto, que é o nascimento da comunidade com a descida do Espírito Santo, poderíamos dizer que a Igreja é a união e comunhão dos que creem. Em todo livro de Atos você verá que o relacionamento dos que tem fé, a união destes, é a Igreja do Senhor. Não é atoa que as Cartas de Paulo são endereçadas a Igreja de Corinto, aos Romanos, aos Filipenses. Ou seja, a uma comunidade. A união dos que tem fé é o símbolo da presença do Espírito Santo. É assim que a Bíblia apresenta a ação do Espírito.

Inácio de Antioquia, cristão do século II, fala o tempo todo sobre unidade, e já naquele tempo afirmava: “Aquele que não participa da reunião é orgulhoso e já está por si mesmo julgado, pois está escrito: ‘Deus resiste aos orgulhosos’. Tenhamos cuidado, portanto, para não resistirmos ao bispo, a fim de estarmos submetidos a Deus” (Inácio ao Efésios 5.2).

Perceba, se as Escrituras e os primeiros cristãos não entendiam Igreja fora de uma comunidade dos que creem, como isso pode ser tão repetido em nossos púlpitos? Precisa ficar claro que dizer: “Eu sou a Igreja“, é incompatível com o pensamento Bíblico. Acredito que muitos que congregam dizem também isso, sem nenhuma maldade ou preocupação, e afirmar isso não se denota uma heresia, apenas um equívoco, só que quando mal interpretado pode desencadear um egocentrismo e um individualismo ferrenho, e isso é tudo que Cristo e a Igreja não são, na verdade, o Espírito Santo trabalha de forma oposta, na união dos que creem, na comunhão; orações conjuntas, partir do pão… Essa é a essência da Igreja.

E referente ao segundo ponto, a Igreja realmente não é piamente uma Instituição religiosa. Não é porque um salão tem uma placa dizendo “Igreja do Senhor” e tem pessoas lá dentro, significa que ali é uma Igreja como as Escrituras e o desenvolvimento da Igreja primitiva se apresentam. Hoje, cada um se sente no direito de se denominar pastor e abrir uma “Igreja”, saem ensinando o que lhe der na telha e isso, com certeza, levará pessoas a se frustrarem, chatearem e se revoltarem com essas instituições – tá ai um bom motivo que muitos nem querem por o pé em uma instituição religiosa, pois estas se dizem a “Igreja do Senhor”, mas se comportam de várias maneiras, menos da maneira de Cristo.

Realmente, no inicio da era cristã, não existia placa de Igreja, não tínhamos um salão com milhares de pessoas dando dinheiro e se aglomerando dentro do templo. A própria palavra Igreja (Eckkesia) significa “chamados para fora“, mas note, o verbo está no plural: chamados. Ou seja, não é uma instituição específica que representa a Igreja de Deus, mas também não é uma pessoa sozinha que é a Igreja de Deus. Lembre-se: “chamados“, nós somos chamados, no plural, em união e comunhão dos que creem, estes são os chamados, isso é bíblico.

Penso eu que já está clara a minha intenção neste artigo, e como conclusão, de forma bem simplória se me permite, poderia dar o seguinte conselho: Se você está ferido com uma instituição religiosa, com um pastor, com os membros de tal Igreja, não caia na tentação de querer viver do seu jeito e no seu relacionamento solitário com Deus, ele está sim com você a todo o momento, mas você sozinho não é a Igreja, ele chama a todos os que tem fé em seu Filho Jesus Cristo a viver em união e comunhão.

Por isso, se for possível, demonstre o amor, a comunhão e a fraternidade para restabelecer o carinho e comunhão na instituição que você está, se não for possível, procure um lugar onde você possa viver isso, uma união e comunhão de fé com outros crentes, isso é fundamental, isso é a essência da Igreja de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.